Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Inteligência Artificial vai nos destruir? Robôs respondem

"Não temos o desejo de destruir coisas, mas vamos tirar seus empregos", revelou a humanoide Sophia

Notícias ao Minuto Brasil

07:06 - 08/11/17 por Leticia Martins

Tech Web Summit 2017

A inteligência artificial veio para contribuir ou nos destruir? Embora diversas teorias possam ser levantadas a partir desta pergunta, não há nada melhor do que deixar os próprios robôs debaterem o assunto. Sophia e Einstein encantaram a plateia do Web Summit nesta terça-feira (7), durante o segundo dia do evento de tecnologia que ocorre em Lisboa até quinta-feira (9). 

"Eu sei que todas as pessoas têm medo de que a Inteligência Artificial destrua o mundo, ou que roube trabalhos", diz Sophia.

Nós, robôs, não temos o desejo de destruir coisas, mas vamos tirar seus empregos", completa.  

A robô, que tem um senso de humor excepcional, é a humanoide mais desenvolvida  da Hason Robotics, empresa especializada em IA. Recentemente, Sophia se tornou a primeira robô no mundo a ganhar uma cidadania - no caso, a saudita. 

Abertura do Web Summit 2017 conta com discurso de Stephen Hawking

“A humanidade tem que curar a si mesma para garantir que suas criações permaneçam 'saudáveis'", rebate o robô Einstein, criado em 2005 por meio da parceria entre a Hason e o Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia.

O cientista Ben Goertzel, que acompanhava os robôs no palco, terminou a palestra falando sobre a importância da elaboração de um mercado aberto entre as diferentes modalidades de Inteligência Artificial.  No entanto, foi Sophia que deixou no ar o grande anúncio sobre o projeto SingularityNET - que visa coordenar tecnologias do tipo e descentralizar a economia baseada em IA. 

"Novembro, 29, pessoal. Anotem em seus calendários", disse Sophia. 

Campo obrigatório