Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

10 efeitos que uma viagem ao espaço pode causar no corpo humano

De mau cheiro a mudanças físicas e psicológicas

10 efeitos que uma viagem ao espaço pode causar no corpo humano
Notícias ao Minuto Brasil

22:19 - 12/11/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Incrível

Apesar de muito se falar sobre viagens ao espaço, o corpo humano tem uma série de sintomas quando deixa o planeta Terra, que podem ser observados nas missões realizadas por agências espaciais. De mau cheiro a mudanças físicas e psicológicas, o fato é que o nosso corpo não é naturalmente adaptado para essa jornada, mas também há benefícios.

+ Vênus e Júpiter brilharão juntos na madrugada desta segunda

O "Sapo" fez uma lista de 10 efeitos muito comuns em astronautas que tiverem a oportunidade de sair do planeta Terra. Confira:

1. Síndrome de Adaptação Espacial: causada pela falta de gravidade, ela é sentida por metade dos viajantes para o espaço. Os sintomas vão desde enjoos, dores de cabeça, desorientação, vertigens, desconforto intenso e até vômitos.

2. Cheiros: é até difícil de imaginar os aromas corporais que se sentem à bordo de uma nave, onde os astronautas podem passar anos. O que se sabe é que não são bons. Falando da aeronave em si, os viajantes relatam cheiro de metal e plástico.

Já o espaço tem um cheiro inconfundível, que os astronautas têm dificuldade em descrever. Em geral, os cheiros são descritos como desagradáveis, seja dentro ou fora da nave.

3. Perder a unha: muitos astronautas perdem as unhas por conta do material que os trajes são feitos.

4. Sem ronco: está aí uma coisa boa! Por conta da falta de gravidade, há uma redução acentuada nos problemas respiratórios enquanto dorme, diminuindo o ronco.

5. Problemas de visão: após muito tempo no espaço, a sua visão começa a desfocar, isto porque as costas dos globos oculares se achatam um pouco e as retinas também se modificam.

6. Efeitos sobre a musculatura: a parte inferior do corpo costuma sofrer muita perda óssea e os músculos ficam enfraquecidos, às vezes até atrofiados.

7. Ficamos mais altos: após uma viagem espacial, os astronautas ficam temporariamente mais altos. Por não haver gravidade, as vértebras se "alargam" e a coluna vertebral se alonga. Porém, após retornarem à Terra e se exporem à gravidade, o comprimento do corpo logo volta ao normal.

8. Sem proteção contra o vácuo: para reduzir desconfortos, são investidos milhares de dólares no traje espacial. Sem proteção contra o vácuo do espaço, leva aproximadamente 15 segundos para consumirmos todo o oxigênio do nosso sangue. E então, morreríamos.

9. Radiação espacial: este pode ser o maior problema para o corpo humano se tratando de viagens espaciais longas, pois as pessoas são expostas a dez vezes mais radiação do que na Terra quando estão na Estação Espacial.

10. Euforia: a viagem para o espaço parece mudar a vida dos que têm essa possibilidade, que é quase que exclusiva e única.

Com efeitos positivos e negativos, o espaço definitivamente muda a vida das pessoas que têm a oportunidade de experimentar essa jornada.

Campo obrigatório