Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sistema Solar recebe asteróide interestelar

O asteróide interestelar Oumuamua é o primeiro objeto de fora do Sistema Solar a ser observado

Sistema Solar recebe asteróide interestelar
Notícias ao Minuto Brasil

20:33 - 21/11/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Asteroide

Foi avistado a partir do Havai o Oumuamua, o primeiro asteróide interestelar a ser observado por investigadores a partir de um telescópio. Na revista Nature, os responsáveis pela descoberta contam que avistar o asteróide no dia 19 de outubro confundiu os cientistas pela forma e velocidade fora do normal.

“Percebemos quase imediatamente que se tratava de algo estranho, uma vez que a forma de órbita era extremamente hiperbólica. Isso significa que em vez de orbitar o Sol, esta coisa tinha velocidade suficiente para implicar que vinha de fora do Sistema Solar”, escrevem os pesquisadores.

Com base na breve observação, acredita-se que o Oumuamua – nome havaiano para ‘um mensageiro de longe a chegar primeiro’ – tenha cerca 800 metros de comprimento, tenha tonalidade vermelha e seja composto de metal e carbono.

Quanto à origem, os pesquisadores ainda não têm qualquer pista, mas apontam para um disco de detritos como o ponto de origem mais provável. Tratando-se de um asteróide interestelar a viajar a alta velocidade, é altamente improvável que o Oumuamua venha nos visitar novamente. Porém, não está descartada a hipótese de existirem mais exemplares deste tipo.

Leia também: Itália quer produzir energia inspirada em processos das estrelas

Campo obrigatório