Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Falha grave: Apple libera correção para macOS

Bug permitia que terceiros tivessem acesso a qualquer computador da Apple de forma facilitada

Falha grave: Apple libera correção para macOS
Notícias ao Minuto Brasil

07:13 - 30/11/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Bug

Um bug do macOS, que dava acesso a intrusos como administradores através da tela de login, já não será problema para os seus usuários. A Apple já disponibilizou a Security Update 2017-001, atualização para corrigir o problema, que deve ser baixada imediatamente nos computadores que rodam a versão High Sierra da plataforma dos Macbooks.

Segundo o Olhar Digital, a Apple chegou a se desculpar publicamente pela falha no sistema.

“Quando nossos engenheiros de segurança souberam do problema na tarde desta terça-feira, nós começamos imediatamente a trabalhar em uma atualização que fechasse a brecha de segurança. [...]. Nós sentimos profundamente por esse erro e pedimos desculpas a todos os usuários do Mac, tanto por termos lançado [o sistema] com essa vulnerabilidade quanto pela preocupação que isso causou. Nossos clientes merecem o melhor”, publicou a empresa, em comunicado reproduzido pelo site.

+ Apple também aderiu à última 'moda' do iPhone X

O bug do macOS autorizava que terceiros tivessem acesso a qualquer computador da Apple de forma facilitada, bastando digitar "root" na indicação de nome e usuário na tela do login e pressionar a tecla Enter algumas vezes em seguida.

Para evitar o problema, que pode ser replicado em outras áreas do sistema, o usuário deve baixar a atualização manualmente (através das configurações do próprio MAC, em "update") ou esperar que o sistema se atualize automaticamente (previsto para todos os computadores que rodam o macOS 10.13.1).

Campo obrigatório