Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

SMS, o meio de comunicação que mudou o mundo faz 25 anos

“Feliz Natal”, dizia a primeira mensagem

SMS, o meio de comunicação que mudou o mundo faz 25 anos
Notícias ao Minuto Brasil

13:46 - 04/12/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Efeméride

O SMS, da sigla "short message services" (serviço de mensagens curtas, em inglês), é um conceito que está integrado no nosso dia a dia há nada menos do que 25 anos, desde o dia 3 de dezembro de 1992.

O primeiro SMS foi enviado do computador do engenheiro canadense Neil Papworth para o celular de Richard Javis, executivo da empresa de telecomunicação Vodafone.

“Feliz Natal”, dizia a mensagem.

A partir daí, houve muitas evoluções: a popularização do SMS, a criação de limite de caracteres, a inclusão de emojis, a chegada de abreviaturas, entre outras mudanças.

+ Usuários de apps de namoro fornecem dados pessoais a desconhecidos

Em 2012, segundo dados da Acision citados pelo "La Vanguardia", eram enviados 15 milhões de SMS por minuto, o que fez desta forma de comunicação a “mais popular”, apesar da concorrência forte com os e-mails e com redes sociais.

Contudo, este tipo de comunicação foi perdendo utilizadores com a massificação de aplicativos como o WhatsApp, que não delimita espaço para o texto e ainda permite o envio de áudios e até chamadas.

Outros aplicativos, como o Skype, o Messenger e o Telegram, também têm contribuído para este abrandamento da popularidade. Porém, todos eles foram baseados no SMS.

Campo obrigatório