• 28 MARçO 2024

Buracos negros da Via Láctea podem exterminar planetas da nossa galáxia

De acordo com artigo, Sagitário A* - buraco negro presente na Via Láctea - poderia eliminar seres à distância de 10.000 anos-luz

Buracos negros da Via Láctea podem exterminar planetas da nossa galáxia

11:47 - 06/12/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Via Láctea

Quando buracos negros absorvem a matéria, emitem uma radiação tão forte que é capaz de "esterilizar" todos os planetas ao seu redor. Esta teoria também se aplica ao buraco negro gigante que domina o centro da Via Láctea.

É melhor não se aproximar de grandes buracos negros. E não só pelas razões já conhecidas — sua incrível força de gravidade capaz de "devorar" sistemas solares inteiros — mas também porque, enquanto estão em processo de "absorção" da matéria, emitem radiação ionizante intensa capaz de matar qualquer forma de vida que se encontra à distância de milhões de quilômetros. Tal conclusão é sugerida pelo artigo publicado na revista 'Scientific Reports'.

De acordo com o artigo, Sagitário A* é um dos buracos negros supergigantes que faz parte da maior estrutura no centro da nossa galáxia. Seu tamanho é equivalente a quatro milhões de estrelas similares ao nosso Sol, e sua radiação é tão intensa que poderia causar a morte de todos os seres vivos à distância de 10.000 anos-luz ao seu redor. Assim, tudo que se encontra no raio do seu alcance não é capaz de escapar à radiação.

+ Aplicativo transforma o seu automóvel em 'carro inteligente'

No entanto, há 8.000 milhões de anos, quando o buraco negro provavelmente estava no período do seu maior crescimento, a Terra e o Sistema Solar ainda não eram formados.

Os autores do estudo, astrofísicos Amedeo Balbi e Francesco Tombesi, da Universidade de Tor Vergata (Roma, Itália), indicam que, na verdade, não são os buracos negros que emitem radiação. É a própria matéria ao seu redor que antes de ser devorada acelera a velocidades extremas e se aquece, emitindo no espaço ventos de raios X e luz ultravioleta tão intensos que poderiam literalmente "arrancar" a atmosfera do nosso planeta se vivêssemos a apenas 1.000 anos-luz de distância de Sagitário A*.

Felizmente, nosso Sistema Solar é afastado do buraco negro cerca de 24.000 anos-luz, ou seja, localiza-se em "subúrbios" da nossa galáxia. Esse fato nos permite escapar da radiação de Sagitário A*.

Ao formular a hipótese sobre a presença de vida no universo, os cientistas sempre levaram em conta a radiação emitida por fontes poderosas, tais como explosões de supernova ou focos de raios de gama. Mas o efeito "esterilizante" provocado por buracos negros nunca foi levado em consideração.

"Esta consideração deve nos impulsionar a atualizar o conceito de zona habitável da galáxia. Nem todas as áreas da galáxia têm, de fato, o mesmo potencial de abrigar vida", explica Balbi.

Por um lado, o centro da galáxia é considerado um lugar totalmente estéril. Por outro, quanto mais chegarmos à borda da galáxia, diminui-se a densidade dos elementos pesados necessários para a vida.

Assim, os astrônomos supõem que o melhor lugar da Via Láctea para viver é a zona intermediária, ou seja, exatamente onde se localiza o nosso sistema solar. Com informações do Sputnik Brasil.