Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Pioneiros da internet' se manifestam pela neutralidade da rede

O princípio da neutralidade, que também existe no Brasil, determina que provedores de internet não podem entregar conteúdo com velocidades diferentes

'Pioneiros da internet' se manifestam pela neutralidade da rede
Notícias ao Minuto Brasil

19:03 - 12/12/17 por Folhapress

Tech princípio

A neutralidade da rede, que será objeto de votação na FCC (Comissão Federal de Comunicações) dos Estados Unidos, foi defendida por um grupo de "pioneiros da internet" em uma carta aberta.

O princípio da neutralidade, que também existe no Brasil, determina que provedores de internet não podem entregar conteúdo com velocidades diferentes, ou impor bloqueios -reservando uma velocidade maior ao Netflix e menor ao download de vídeos por outros sites, por exemplo.

+ Google libera três apps grátis para edição de foto e vídeo

Essa diferenciação, que existe em alguns países, como a Guatemala, permite que alguns sites e serviços paguem para serem entregues com velocidade maior, enquanto sites menores seriam potencialmente prejudicados.

A proposta de revogar a neutralidade, apresentada pelo presidente da FCC, Ajit Pai, beneficiaria gigantes das telecomunicações, como a AT&T e a Comcast. A votação acontece nesta quinta-feira (14).

Em carta, os "pioneiros" da internet -grupo que inclui Tim Berners-Lee, que inventou o protocolo da World Wide Web (o famoso "WWW")- dizem que a proposta de repelir a neutralidade da rede mostra uma incompreensão de como a internet funciona.

Também assinam a carta Vinton G. Cerf, Steven M. Bellovin, Stephen D. Crocker e David J. Farber, inventores da internet nos anos 1980, entre outros.

O documento pede que a FCC considere o pleito de milhões de pessoas que "claramente estão apaixonados pela ideia de proteger a internet" e se manifestaram contra a proposta de repelir a neutralidade da rede.

No Brasil, o Marco Civil da Internet, sancionado em 2014 e regulamentado em 2016, estipula a neutralidade da rede. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório