Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Europa lança mais 4 satélites do sistema de 'GPS' Galileo

Programa será finalizado em 2018 com o envio de mais 4 satélites

Europa lança mais 4 satélites do sistema de 'GPS' Galileo
Notícias ao Minuto Brasil

18:29 - 13/12/17 por Ansa

Tech Tecnologia

A Agência Espacial Europeia (ESA) iniciou nesta terça-feira (12) mais um passo para concluir o inovador programa de navegação Galileo com o lançamento do foguete Ariane 5, que levou quatro satélites para o espaço.

O foguete partiu da base especial de Kuru, na Guiana Francesa, com três minutos de atraso. Logo depois, a sequência ocorreu normalmente, segundo a ESA. Os satélites foram separados do foguete aproximadamente a meia-noite.

+ Roteador portátil promete Wi-Fi ilimitado em qualquer lugar do mundo

Com esses quatro, chega a 22 o número de satélites do Galileo em órbita. Para finalizar o programa, vai faltar apenas o lançamento de mais quatro satélites, uma missão que será realizada em 2018.

O lançamento dos últimos quatro satélites tornará os serviços ainda mais precisos e marcará uma abordagem substancial para a fase operacional do sistema.

O programa começou a oferecer os primeiros serviços de localização via satélite em 15 de dezembro de 2016 e representa um novo passo para que a ESA desenvolva um sistema de navegação mais preciso que o GPS. De acordo com a agência, qualquer equipamento que tenha um chip que receba sinal da Galileo terá margem de erro inferior a um metro. Já o GPS tem precisão de 4 a 5 metros. Com informações da Ansa.

Campo obrigatório