Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba como astronautas votam em eleições diretamente do espaço

Lançamento da astronave está planejada para 17 de dezembro

Saiba como astronautas votam em eleições diretamente do espaço
Notícias ao Minuto Brasil

15:23 - 16/12/17 por Notícias Ao Minuto

Tech EEI

O comandante da nova expedição na Estação Espacial Internacional (EEI), Anton Shkaplerov, contou como votará no espaço durante as eleições presidenciais russas em março de 2018.

"Já votei no espaço na última vez, quando elegemos o nosso presidente [quase 6 anos atrás]. O representante do Comissão Eleitoral faz uma visita especial ao Centro de Controle de Missão da Agência Federal Espacial da Rússia [Roscosmos]. Recebemos uma lista de candidatos com antecedência. Depois, o nosso representante nos explica os procedimentos", revelou.

+ Asteroide gigante passa 'raspando' pela Terra neste sábado

De acordo com ele, os cosmonautas russos votarão a partir do segmento russo da EEI.

"Passaremos para o módulo separado da estação, receberemos uma linha fechada de comunicação. O nosso representante vai pedir para indicar a pessoa a favor da qual votamos e coloca a cruz junto ao nome desse candidato em vez de nós. Depois ele colocará os boletins em uma maleta especial com o escudo da Rússia. Acredito que esta vez não será diferente, o esquema vai ser o mesmo. Nós, bem como todos os outros cidadãos russos, participaremos das eleições presidenciais", concluiu Shkaplerov.

Mais cedo, a comissão estatal do cosmódromo de Baikonur aprovou a tripulação principal da astronave Soyuz MS-07: o russo Anton Shkaplerov, o astronauta da NASA Scott D. Tingle e o astronauta japonês da JAXA Norishige Kanai.

O lançamento da astronave está planejada para 17 de dezembro, às 10h21 na hora de Moscou (5h21 no horário de Brasília), o acoplamento com a EEI deverá ocorrer em 19 de dezembro, às 11h42 na hora de Moscou (6h42 no horário de Brasília) no modo automático. Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório