Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Estudo revela que anéis de Saturno provocam chuva no planeta; entenda

Ao analisar a ionosfera de Saturno, cientistas observaram variações de temperatura e densidade

Estudo revela que anéis de Saturno provocam chuva no planeta; entenda
Notícias ao Minuto Brasil

20:30 - 16/12/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Cassini

Em um estudo realizado com a sonda Cassini e publicado nesta semana na revista 'Science', cientistas norte-americanos descobriram que os anéis de Saturno podem produzir uma espécie de chuva.

Como explica a 'Hypescience', os pesquisadores analisaram a ionosfera de Saturno – segmento da atmosfera superior preenchido com partículas que adquiriram carga magnética. A região apresentou variações de temperatura e densidade que intrigaram os cientistas.

De acordo com os registros, os anéis “lançam sombras sobre Saturno”, o que pode provocar uma espécie de chuva. Além das sombras, o comportamento da ionosfera também pode ser explicado pela ocorrência de ventos fortes ou até por uma “chuva de anéis” congelada.

+ Saiba como astronautas votam em eleições diretamente do espaço

Saturno possui sete anéis principais, separados por partículas de gelo, poeira, água e material rochoso. A ionosfera tem ionização reduzida onde a radiação ultravioleta do sol é bloqueada pelos anéis, causando o fenômeno.

“Estas são as primeiras observações diretas da ionosfera superior de Saturno”, conta William Kurth, cientista da Universidade de Iowa, nos Estado Unidos. Segundo o cientista, este é o primeiro estudo de muitos outros, até porque as conclusões obtidas até então não são definitivas.

A sonda Cassini foi lançada pela Nasa em 1997 para estudar Saturno, as suas luas e arredores. O dispositivo operou até setembro deste ano. No final do ano de 2004, soltou a sonda Huygens na superfície da lua Titã e orbitou o planeta nos últimos 13 anos.

Campo obrigatório