Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

YouTube deve lançar rival do Spotify no início de 2018

Portal de vídeos do Google já tem acordos com Universal, Sony e Warner para a própria plataforma musical

YouTube deve lançar rival do Spotify no início de 2018
Notícias ao Minuto Brasil

06:29 - 20/12/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Plataforma

O YouTube está cada vez mais próximo de lançar uma plataforma própria de música em streaming. Depois de fechar acordo com a Universal Music Group, o portal de compartilhamento de vídeos do Google teria chegado a consenso também com a Sony Music. 

Apesar de a parceria com a Sony não ter sido confirmada oficialmente, o YouTube tem outra carta na manga: a Warner Music Group. O contrato com uma das três grandes empresas de música do mundo foi firmado em maio.

A plataforma musical deve estrear no início de 2018 e deve ser diferente do YouTube Music e do YouTube Red, serviços pagos que já disponibilizados pelo site. 

Presidente da Universal, Lucian Grainge foi citado em comunicado divulgado neste terça-feira (19)  qualificando o acordo como "importante passo adiante", que prevê "uma compensação para os serviços por assinatura e gratuito, ambos com publicidade".

Este contrato "reforça o compromisso da YouTube com a gestão dos direitos musicais na plataforma", acrescentou.  A nova plataforma e os três acordos também são formas de apaziguar a indústria musical, que criticava a YouTube de pagar às editoras e aos artistas apenas uma ínfima parte do que devia pela exibição de vídeos musicais. 

O mercado de música por streaming é dominado hoje pela Spotify, que reivindica 60 milhões de assinantes, seguida da Apple Music, com 27 milhões. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório