Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Facebook não sinalizará mais 'fake news' com bandeira

A empresa de Mark Zuckerberg quer oferecer mais contexto a usuários

Facebook não sinalizará mais 'fake news' com bandeira
Notícias ao Minuto Brasil

10:54 - 21/12/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Mudança

O Facebook não vai mais identificar notícias falsas com uma bandeira vermelha. A rede social divulgou, nesta quarta-feira (20), que passará a marcar postagens com informações contestáveis, conferindo destaque ao recurso "Artigos Relacionados".

Conforme a empresa de Mark Zuckerberg defendeu em comunicado, a mudança de foco proverá algo mais precioso: contexto. A bandeira que o Facebook acreditou que sinalizaria "perigo" de "fake news" não teve o efeito desejado. A empresa admite que o tempo para que as fraudes sejam identificadas é longo: pelo menos três dias. 

+ Apple está limitando funcionamento do iPhone, mas por um bom motivo

"Pesquisas acadêmicas sobre correção de informações mostrou que colocar uma imagem forte, como uma bandeira vermelha, ao lado de um artigo pode, na verdade, consolidar crenças profundamente seguras - o efeito oposto ao que pretendemos", informou Tessa Lyons, gerente de produto do Facebook.

A seção de "Artigos Relacionados" oferecerá meios para que os usuários verifiquem o que mais está sendo dito sobre o assunto. O recurso, disponível desde 2013, recebeu atualizações que vêm sendo testadas pelo Facebook desde abril. Com a mudança, o Facebook joga o Google sob os holofotes, como ressalta a CNet. A empresa está sendo criticada por deixar artigos mentirosos circulando.

Campo obrigatório