Meteorologia

  • 19 OUTUBRO 2021
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Contato com o 1º satélite angolano lançado pela Rússia é perdido

O satélite foi lançado pela Rússia do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, nesta terça-feira (26)

Contato com o 1º satélite angolano lançado pela Rússia é perdido
Notícias ao Minuto Brasil

10:43 - 27/12/17 por Notícias Ao Minuto

Tech AngoSat-1

O foguete Zenit com o primeiro satélite da Angola a bordo, AngoSat-1, foi lançado pela Rússia do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, nesta terça-feira (26).

Uma fonte conhecedora da situação comunicou à Sputnik que o contato com o primeiro satélite angolano foi perdido.

"O estágio do foguete Fregat estava mantendo contato regular […] com o satélite angolano, todos os sistemas estavam funcionando normalmente, contudo, o último contato foi perdido e a telemetria parou de vir", assinalou a fonte.

Contudo, outra fonte comunicou à Sputnik que especialistas esperam recuperar o contato perdido com o satélite angolano em 11 horas.

+ Estudo revela consequências inesperadas do eclipse solar

"Ainda há esperança de que o contato com o aparelho seja recuperado. Temos aproximadamente 11 horas para que isso aconteça", comunicou ela.

Nesta terça-feira (26), o foguete Zenit com o primeiro satélite da Angola a bordo, AngoSat-1 foi lançado pela Rússia do cosmódromo de Baikonur, depois de ter sido testado inúmeras vezes. Inicialmente, planejava-se por o satélite na órbita terrestre no terceiro trimestre deste ano, contudo, a data do lançamento foi reagendada várias vezes, e aprovada finalmente para dezembro.

De acordo com a Roscosmos, Corporação Estatal de Atividades Espaciais da Rússia, o foguete pôs o satélite na órbita terrestre como planejado, separando-o do estágio orbital de transferência.

De acordo com a fonte, o AngoSat-1 pode vir a ser reconhecido como inoperante. Com informações do Sputnik News. 

Campo obrigatório