Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Hackers podem comprometer segurança das urnas eletrônicas

Para evitar falhas, Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz testes com uma equipe de especialistas

Hackers podem comprometer segurança das urnas eletrônicas
Notícias ao Minuto Brasil

21:45 - 06/01/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Eleições

Muito se fala em como a tecnologia influencia e ameaça os processos democráticos ao redor do mundo, com ciberataques, disseminação de “fake news” e, até mesmo, com o uso de robôs para manipular a opinião pública. Embora o Brasil tenha um complexo sistema de votos por meio da urna eletrônica, especialistas também têm dúvidas quanto à segurança no armazenamento das informações.

Para evitar que hackers invadam o sistema eletrônico de votação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz uma série de testes na tecnologia antes das eleições. De acordo com o jornal ‘O Estado de Minas’, 14 especialistas vão tentar encontrar vulnerabilidades no sistema neste ano. Para isso, o grupo tem acesso  privilegiado aos softwares e hardwares que compõem o aparelho.

+ Na mesma noite, janeiro terá Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue

Segundo a reportagem, o grupo liderado pelo professor Diego Aranha, da Universidade de Campinas (Unicamp), encontrou rapidamente falhas no sistema. O especialista apontou que era possível realizar a alteração nos logs, ou seja, nos registros de voto. Na prática, a equipe conseguiu ter acesso a sequência de votos, mas não seria possível alterar o resultado. Esta e outras fragilidades encontradas foram corrigidas e novos testes deverão ser realizados no começo de 2018.

Campo obrigatório