Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Macron anuncia projeto de lei contra 'fake news' em eleições

Medida vai obrigar provedores a fornecer informações

Macron anuncia projeto de lei contra 'fake news' em eleições
Notícias ao Minuto Brasil

17:00 - 03/01/18 por Ansa

Tech Prevenção

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta quarta-feira (3) que lançará um projeto de lei para combater notícias falsas durante o período eleitoral. A declaração foi dada aos jornalistas em uma mensagem de início de ano aos meios de comunicação, no Palácio do Eliseu. O objetivo da medida regulatória é reforçar o controle do conteúdo publicado na internet. Além disso, a ideia é obrigar provedores a fornecerem informações para eventualmente avançar com processos judiciais contra responsáveis por propagar "fake news".   

"Vamos evoluir nosso sistema legal para proteger a vida democrática das fake news. Plataformas [online] serão obrigadas a aumentar a transparência de todo o conteúdo promovido para tornar pública a identidade de seus autores e quem o controla, mas ainda limitar a veiculação destes conteúdos", ressaltou Macron.   

+ Falha é detectada em processadores Intel fabricados nos últimos 10 anos

Nas últimas eleições presidenciais, em 2017, a campanha do chefe de Estado francês foi alvo de um ciberataque no qual foi propagado arquivos supostamente falsos para enganar grupos que buscavam expor segredos que o comprometessem.   

As notícias falsas têm sido uma das maiores preocupações de autoridades de diversos países. Nos Estados Unidos, o Congresso norte-americano investiga se as fake news publicadas por russos interferiram no resultado das eleições de 2016, que garantiu a vitória de Donald Trump. (ANSA)

Campo obrigatório