Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Equipamentos espaciais prometem ampliar o que sabemos sobre Marte

Dados permitirão aos pesquisadores se aproximarem da solução de um grande número de problemas globais relacionados ao Planeta Vermelho

Equipamentos espaciais prometem ampliar o que sabemos sobre Marte
Notícias ao Minuto Brasil

09:59 - 10/01/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Planeta vermelho

No segundo trimestre de 2018, o módulo orbital TGO (Trace Gas Orbiter), do projeto ExoMars-2016, iniciará uma missão científica para exploração da atmosfera de Marte e do clima no Planeta Vermelho. O aparelho espacial contará com dois dispositivos de fabricação russa, ACS e FREND.

Para isso, o módulo orbital realizará dois tipos de análises utilizando o equipamento ACS: a observação de gases atmosféricos durante as eclipses solares e monitoramento do estado da atmosfera do zênite, orientando-se perpendicularmente à superfície do planeta.

Os dados do ACS permitirão aos pesquisadores se aproximarem da solução de um grande número de problemas globais relacionados a Marte. No entanto, o principal objetivo do sistema é a busca de metano e outros componentes gasosos na atmosfera do Planeta Vermelho, explicou a Roscosmos.

+ Robô que prometeu eliminar humanidade dá seus primeiros passos

O metano – um dos gases do efeito estufa e um possível marcador de atividade biológica – foi encontrado na atmosfera marciana. Contudo, a sua concentração variava consideravelmente em zonas diferentes. Os cientistas pretendem revelar a origem deste gás.

Outro dispositivo científico, o FREND, é destinado para observar o fluxo de nêutrons que saem da superfície do planeta e tem como objetivo detectar se Marte possui uma camada de água subterrânea.

As informações obtidas pelo módulo orbital vão abrir caminho para futuras expedições e contribuirão para entender se existe vida em Marte.

ExoMars é o projeto conjunto da Roscosmos e da Agência Espacial Europeia (ESA). Em 2016, no âmbito do projeto, as duas empresas lançaram uma missão com dois aparelhos espaciais: TGO (Trace Gas Orbiter) e o módulo de descida Schiaparelli.

O satélite TGO atingiu a órbita destinada, mas o Schiaparelli acabou colidindo com o Planeta Vermelho, servindo, no entanto, como fonte de dados para aperfeiçoar o sistema de pouso. Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório