Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Índia lança um foguete com 31 satélites

O lançamento foi realizado com um veículo polar PSLV-C40 às 09h29 (01h59 em Brasília)

Índia lança um foguete com 31 satélites
Notícias ao Minuto Brasil

16:19 - 12/01/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Espaço

A Índia lançou nesta sexta-feira (12) com sucesso 31 satélites com o mesmo foguete, que vai colocar em órbita três aparelhos do país asiático e de outras seis nações, incluindo França, Estados Unidos e Canadá.

O lançamento foi realizado com um veículo polar PSLV-C40 às 09h29 (01h59 em Brasília), a partir de uma plataforma na base de Sriharikota, no estado de Andhra Pradesh, informou a Organização de Investigação Espacial da Índia (ISRO, na sigla em inglês) em comunicado.

A agência espacial indiana transmitiu ao vivo todo o processo, desde a contagem decrescente para o lançamento do seu 100.º aparelho até à confirmação do sucesso da operação, quase meia hora depois com a colocação em órbita do 'foguetão', momento em que começou a distribuir os satélites no espaço.

Dos 31 satélites colocados em órbita, com um peso total de 1.323 quilogramas, três pertencem à Índia e os "três microssatélites e 25 nanossatélites" restantes ao Canadá, Finlândia, França, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos, detalhou a ISRO.

Entre os satélites destaca-se o indiano da série Cartosat-2, o mais pesado de todos, com 710 quilogramas, utilizado para fins cartográficos e para a observação da Terra, indicou a agência espacial indiana.

A Índia começou a colocar satélites na órbita terrestre em 1999 e faz parte do exclusivo grupo de países que dispõem de um sistema de navegação por satélite, que inclui Estados Unidos (GPS) e Rússia (GLONASS).

+ Telescópio registra 'arroto' de buraco negro após sugar gás cósmico

A Índia tem um dos programas espaciais mais ativos do mundo, com uma centena de missões desde a sua fundação há pouco mais de meio século.

Em fevereiro do ano passado lançou com êxito para o espaço, também através de um único foguetão, o número recorde de 104 satélites de sete nacionalidades diferentes, marcando uma nova conquista para a agência espacial indiana que, em 2014, conseguiu colocar uma sonda na órbita de Marte. Com informações da Agência Lusa.

Campo obrigatório