Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mulheres culpam aplicativo 'contraceptivo' por gravidez indesejada

Plataforma informa quais são dias seguros para ter relações sexuais sem proteção, com base no ciclo menstrual

Mulheres culpam aplicativo 'contraceptivo' por gravidez indesejada
Notícias ao Minuto Brasil

08:08 - 16/01/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Estudo

Ao menos 37 mulheres estão culpando o aplicativo "contraceptivo" Natural Cycles por gravidez indesejada. A plataforma, usada por mais de 500 mil mulheres, serve para informar quais são dias seguros para ter relações sexuais sem proteção. Os dados são baseados com informações do ciclo menstrual.

De acordo com o site 'TecMundo', a investigação está sendo realizada pela Agência Sueca de Produtos Médicos. Um estudo do hospital de Estocolmo (Södersjukhuset), na Suécia, aponta que 37 mulheres que procuraram aborto, em um grupo de 668 mulheres, utilizavam o aplicativo.

A empresa, por sua vez, se defende, alegando que "nenhuma contracepção é 100% segura e a gravidez indesejada é um risco infeliz com qualquer contracepção".

"Ter 37 casos de gravidez indesejada em 668 mulheres mencionadas no estudo do Södersjukhuset mostra que 5,5% das mulheres que usam o Natural Cycles tiveram uma gravidez indesejada. Isso tem similaridade com o que comunicamos sobre os riscos de uso típico, sendo até comparável com outros tipos de contracepção".

+ Cuidado com duplo sentido: emojis para pensar duas vezes antes de usar

"Ter 37 casos de gravidez indesejada em 668 mulheres mencionadas no estudo do Södersjukhuset mostra que 5,5% das mulheres que usam o Natural Cycles tiveram uma gravidez indesejada. Isso tem similaridade com o que comunicamos sobre os riscos de uso típico, sendo até comparável com outros tipos de contracepção", completa a nota do aplicativo.

É importante ressaltar que o Natural Cycles foi o primeiro aplicativo aprovado para uso anticoncepcional, com certificado alemão. Atualmente, a plataforma tenta a aprovação da FDA (sigla para o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos) para entrar no mercado norte-americano.

Campo obrigatório