Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Telescópio Hubble faz imagens inéditas de uma das galáxias mais antigas

Detalhes revelados no estudo permitirão aos cientistas testarem teorias sobre a evolução das galáxias

Telescópio Hubble faz imagens inéditas de uma das galáxias mais antigas
Notícias ao Minuto Brasil

21:33 - 16/01/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Descobertas

O telescópio Hubble captou detalhes até então desconhecidos de uma das galáxias mais antigas do Universo. Astrônomos explicam que objetos espaciais deste tipo aparecem como um ponto vermelho nas imagens captadas pelos telescópios. Contudo, neste caso, a imagem foi ampliada e esticada por um fenômeo natural chamado de lente gravitacional e as informações obtidas podem ajudar na compreensão da evolução deste tipo de corpo celeste.

Como explica a 'BBC News', a distorção ocorre quando a luz contorna um corpo de grande massa que está entre um objeto - no caso, a galáxia surgida 500 milhões de anos após o Big Bang - e o seu observador - o telescópio Hubble.

+ Relatório sobre missão soviética à Lua é desvendado

O principal autor do estudo, Brett Salmon, do Instituto de Ciência e Telescópio Espacial em Baltimore, nos Estados Unidos, explica que a distancia e a idade de um corpo celeste estão interligados.

Notícias ao Minuto

"Praticamente toda galáxia que fica a uma distância assim aparece como um simples ponto. É uma questão de sorte que uma galáxia seja afetada pela lente gravitacional de uma forma ideal para vermos tantos detalhes. É uma bela descoberta", disse Salmon.

"Ao analisar os efeitos desse fenômeno sobre a imagem da galáxia, podemos determinar seu tamanho e forma", completou.

Os detalhes observados permitirão aos cientistas testarem teorias sobre a evolução das galáxias.

Campo obrigatório