Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Notícias falsas no Facebook podem aumentar com mudança de algoritmo

Sites de notícias na rede social poderão sair do feed principal

Notícias falsas no Facebook podem aumentar com mudança de algoritmo
Notícias ao Minuto Brasil

06:22 - 17/01/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Rede Social

O Facebook anunciou, na última quarta-feira (11), planos de fazer alterações na rede social, que consiste em retirar sites de notícias do feed e deixar as reportagens em uma nova aba, chamada Explore.

De acordo com a coluna 'Link', do jornal 'Estadão', a mudança tem sido estudada em seis países desde outubro. A novidade foi introduzida na Bolívia, onde jornais locais perceberam que a alteração limitou o acesso a informações não governamentais e até mesmo ampliou o fenômeno da distribuição das notícias falsas.

No entanto, a rede social alegou que as mudanças não serão exatamente iguais as que foram testadas no país latino-americano.

A notícia vem na altura em que o Facebook está envolvido em um amplo debate sobre o papel da rede social na disseminação de notícias falsas e influência nas eleições de países, como nos Estados Unidos, Alemanha e França. No Brasil, o conselho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está concentrado em procurar as gigantes tecnológicas, entre elas o Facebook, para tratar do tema.

"Essa discussão é inicial no mundo inteiro. Estamos mapeando projetos de lei, ferramentas, com o foco não na punição, mas na prevenção", afirmou o secretário-geral do TSE, Luciano Felício Fuck.

Leia também: Telescópio Hubble faz imagens inéditas de uma das galáxias mais antigas

Campo obrigatório