Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cientistas descobrem material mais leve e resistente de todos

Experiências realizadas com impressoras 3D utilizando uma geometria distinta tornaram o material 10 vezes mais forte que o aço, com apenas 5% da sua densidade

Cientistas descobrem material mais leve e resistente de todos
Notícias ao Minuto Brasil

08:29 - 29/01/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Vídeo

Os cientistas já tinham conhecimento que o grafeno - composto de átomos de carbono - é o material mais e leve e resistente disponível na Terra, tanto que era visto como o futuro da tecnologia. O que eles ainda não haviam notado é que uma técnica pode torná-lo extremamente forte e excepcionalmente leve, dando-lhe inúmeras aplicações.

O grafeno é feito de uma camada muito fina de átomos de carbono dispostos em duas dimensões. Embora chame a atenção por ser fino e ter propriedades únicas, é muito difícil criar materiais tridimensionais úteis a partir dele.

Uma equipe de cientistas do MIT descobriu em janeiro do ano passado que fundir pequenos flocos de grafeno em uma estrutura de rede não só retém a força do material, como o mantém poroso.

O 'Science Alert' explica que experiências realizadas em impressoras 3D com geometria distinta tornaram o material 10 vezes mais forte que o aço, com apenas 5% da sua densidade.

+ Melhor restaurante de Londres em site de avaliação não existe

Segundo o MIT, “as novas descobertas mostram que o aspecto crucial das novas formas 3D têm mais a ver com a sua configuração geométrica incomum do que com o próprio material, o que sugere que materiais similares e leves podem ser feitos a partir de uma variedade de materiais, criando recursos com características geométricas similares”.

“Podemos usar o material de grafeno real ou usar a geometria que descobrimos com outros materiais, como polímeros ou metais”, explicou Markus Buehler, diretor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (CEE) do MIT e Professor de Engenharia da McAfee.

Podemos substituir o material por qualquer coisa. A geometria é o fator dominante. É algo que tem o potencial de se transferir para muitas coisas.”

A publicação afirma ainda que projetos estruturais de grande porte, como pontes, podem utilizar a geometria para garantir que a estrutura seja forte e segura. A construção também deve ficar mais fácil, já que o material é muito mais leve. Por ser poroso, também pode ser aplicado a sistemas de filtração.

Campo obrigatório