Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sites de celebridade podem trazer vírus; saiba como

Criminosos cibernéticos enganam os usuários por meio de um aviso falso aviso falso de atualização de segurança Java exibido em sites de famosos

Sites de celebridade podem trazer vírus; saiba como
Notícias ao Minuto Brasil

07:11 - 31/01/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Alerta

Sites sobre celebridades com grande volume de acessos têm sido a porta de entrada para a instalação de um tipo de malware (programa malicioso) conhecido cavalo de troia nos computadores e demais dispositivos. Segundo a Nodes Tecnologia, os criminosos cibernéticos enganam os usuários por meio de um aviso falso aviso falso de atualização de segurança Java exibido nesses sites.

A falsa chamada propagada nas páginas de celebridade do mundo artístico e cultural informa que foi detectada uma versão antiga do Java e que por isso não seria possível acessar o conteúdo desejado.

Conforme destaca a Nodes, o alerta oferece um link para iniciar a atualização do Java. Assim que o usuário clica o executável "jre.8u151-windows-x64", que contém o trojan win32:Malware-gen, o malware é incorporado e armazenado no serviço do Google Docs.

+ App de fitness pode pôr em risco segurança mundial

O cavalo de troia costuma se espalhar através de e-mails não solicitados, de sites maliciosos ou infectados, além de redes de compartilhamento de arquivos. A função do programa é realizar alterações nas configurações do sistema e do registro, fazendo com que o desempenho do sistema seja comprometido e abrindo brechas para a entrada de novos tipos de vírus. As atividades do usuário também podem ser monitoradas, como as teclas digitadas, além das informações financeiras, de contas bancárias ou de cartões de crédito.

A empresa detectou o trojan ao tentar acessar uma página de um conhecido jogador de futebol da Seleção Brasileira, quando a solução antivírus deu o alerta. “Sem este tipo de alerta, qualquer internauta seria capaz de acreditar na veracidade da comunicação e prosseguir – sem saber - os passos oferecidos pelos criminosos e realizar a falsa atualização. Por isso, é altamente recomendável ter uma solução antivírus no computador e dispositivos móveis e que ela seja capaz de bloquear toda e qualquer ação maliciosa praticada pelos cybercrime”, comenta Eduardo Lopes, diretor da empresa, distribuidora das soluções antivírus da Avira no Brasil.

Ele orienta o usuário de computador e dispositivos móveis a manter sempre seus sistemas e equipamentos atualizados, com as mais recentes versões fornecidas pelos fabricantes de software. Além disso, deve adotar uma solução antivírus abrangente e com capacidade de antecipar às ações dos criminosos online.

Campo obrigatório