• 19 ABRIL 2024

Astrônomos norte-americanos descobrem 2 mil planetas fora da Via Láctea

Descoberta foi possível graças aos dados coletados pelo observatório de raios-X Chandra da NASA

Astrônomos norte-americanos descobrem 2 mil planetas fora da Via Láctea

20:43 - 06/02/18 por Notícias Ao Minuto

Tech feito inédito

Pesquisadores da Universidade de Oklahoma conseguiram detectar cerca de 2.000 planetas, com massa equivalente à lua da Terra até a massa de Júpiter. A descoberta foi possível graças aos dados coletados pelo observatório de raios-X Chandra da NASA.

Embora descobertas de exoplanetas sejam relativamente comuns, esta é a primeira vez que há evidências confirmadas de planetas fora de nossa galáxia.

Os pesquisadores conseguiram detectar os planetas extragalácticos usando microfilmes gravitacionais, um fenômeno astronômico que permite aos cientistas encontrarem objetos no espaço usando a luz dobrada por um campo gravitacional.

"Estamos muito entusiasmados com esta descoberta, esta é a primeira vez que alguém descobriu planetas fora da nossa galáxia", disse Xinyu Dai, pesquisador-chefe do estudo, em um comunicado à imprensa.

+ Planetas que orbitam estrela anã podem ter mais água do que a Terra

Em outra declaração, o autor de estudo, Eduardo Guerras, indicou que os planetas estão em uma galáxia a cerca de 3,8 bilhões de anos-luz de distância.

"Não há a menor chance de observar esses planetas diretamente [nesta galáxia], nem mesmo com o melhor telescópio que se possa imaginar num cenário de ficção científica", observou Guerras. "No entanto, somos capazes de estudá-los, revelar sua presença e até ter uma ideia de suas massas", acrescentou.

Além de usar o observatório de Chandra, Dai e Guerras também usaram modelos de microlentes projetados no Centro de Supercomputação da universidade. Com informações do Sputnik Brasil.