Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brasil sofreu mais de 205 mi de ciberataques em 2017, mostra estudo

Em média, brasileiros acessaram oito links maliciosos por segundo nos últimos três meses do ano passado

Brasil sofreu mais de 205 mi de ciberataques em 2017, mostra estudo
Notícias ao Minuto Brasil

21:47 - 06/02/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Cibercrime

Os internautas brasileiros estão cada vez mais vulneráveis a ciberataques. Segundo um levantamento realizado pelo DFNDR Lab, da empresa de segurança PSafe, só no ano passado, foram mais de 205 milhões de casos no país.

De acordo com o estudo, o último trimestre registrou 70 milhões de casos, sendo que 66,1 milhões foram realizado por meio de links maliciosos e 3,1 milhões via malware. Em média, os brasileiros acessaram oito links maliciosos por segundo nos últimos três meses do ano passado.

+ Apple anuncia recall de iPhones; veja lotes afetados

Segundo o 'Olhar Digital', com informações do levantamento, o número de ataques em aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, cresceu 107% no quarto trimestre, passando de 21,3 milhões para 44,1 milhões. Este tem sido o meio preferido de ação dos hackers, pois corresponde a 66% do total registrado, o que representa algo em torno de 29 milhões de casos.

O segundo tipo mais comum de ataque foi via publicidade falsa, que totalizou 6,3 milhões de detecções no período. Em terceiro lugar, aparece phishing bancário, com 4,5 milhões de casos. Na parte de malwares constam fraudes por SMS (3,1 milhões), cópias maliciosas (755 mil) e ataques bancários (6 mil).

Campo obrigatório