Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Já é possível reciclar pele eletrônica, revelam criadores da e-skin

A pele eletrônica é um material artificial fino que desempenha as funções da pele humana graças a uma grande variedade de sensores em sua estrutura

Já é possível reciclar pele eletrônica, revelam criadores da e-skin
Notícias ao Minuto Brasil

07:47 - 13/02/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Pesquisa

Especialistas da Universidade do Colorado em Boulder criaram uma pele eletrônica que é capaz de se curar caso venha a sofrer danos. A Sputnik Internacional conversou com Jianliang Xiao, coautor da pesquisa, sobre a criação impressionante.

A pele eletrônica, conhecida como e-skin (e-pele), é um material artificial fino que desempenha as funções da pele humana graças a uma grande variedade de sensores em sua estrutura. Os sensores são capazes de distinguir pressão, temperatura, humidade e até mesmo fluxos do ar. Com tais capacidades, e-skin poderia ser usada tanto em robôs como em próteses humanas. 

Alguns materiais semelhantes estão sendo desenvolvidos por todo o mundo, mas a criação da Universidade do Colorado em Boulder, EUA, possui característica única: ela é reciclável. Em caso de dano severo, o material pode ser liquefeito e depois moldado novamente.

Jianliang Xiao, professor assistente da universidade que encabeça o estudo, explicou como funciona esse milagre tecnológico. "Imagine um robô segurando um bebê assim como fazem os pais da criança, então certamente você espera estar seguro de que o robô sinta quando ele aperta com força a criança para não feri-la", disse.

+ A Terra é plana? Veja o que aconteceria se realmente fosse

Ele também sugeriu que tal robô babá possa usar sensor de temperatura para verificar se o bebê está com febre ou não. Além do mais, a nova pele melhorará os mecanismos de próteses, bem como possibilitará ao usuário humano o contato tátil, que não é oferecido pelas próteses atuais. 

De acordo com a informação publicada no site da universidade, "a e-skin pode ser facilmente ajustada nas curvas do corpo, como em braços humanos ou em mãos de robôs, aplicando calor moderado e pressão sem introduzir estresse em excesso".

Xiao revela a inovação do produto revolucionário: a nova pele é capaz de se curar de qualquer dano. E se a pele for danificada depois do reparo, pode ser reciclada mais vezes. A e-skin é feita de uma rede dinâmica de polímeros com partículas de prata. Um pedaço da e-skin, produzido especificamente para exibição, custou cerca de dez dólares (32 reais). Quanto à compra do produto, Xiao disse que vai levar alguns anos. Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório