Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Conheça o golpe que faz o caixa eletrônico 'cuspir' dinheiro

Em alguns casos, as cédulas saem em alta velocidade: até 40 notas a cada 23 segundos

Conheça o golpe que faz o caixa eletrônico 'cuspir' dinheiro
Notícias ao Minuto Brasil

10:27 - 19/02/18 por Notícias Ao Minuto

Tech jackpotting

Hackers instalam programas maliciosos em terminais de caixa eletrônico para sacar dinheiro sem danificar os equipamentos. Em alguns casos, eles conseguem liberar as notas em alta velocidade: saem até 40 cédulas a cada 23 segundos. O golpe, conhecido como jackpotting, ficou conhecido há alguns anos por ter sido aplicado na Ásia, Europa e México. Recentemente, passou a atingir bancos dos Estados Unidos.

Segundo a empresa de antivírus Kaspersky Lab, os criminosos possivelmente utilizam um malware chamado Ploutus.D, conhecido software de jackpotting descoberto em 2013, no México.

O TechTudo explica que o programa funciona apenas nas máquinas fabricadas pela empresa Diebold, mas pode ser adaptado para operar em equipamentos de outras marcas. O Ploutus.D é instalado e operado no próprio caixa eletrônico. Para liberar o dinheiro, é necessária uma senha fornecida pelo chefe da operação aos criminosos que estão no local.

Os malwares que fazem jackpotting vieram a conhecimento público em 2009. Hoje, segundo a Kaspersky, existem cerca de 21 tipos diferentes de softwares maliciosos para este fim.

+ Astrônomos anunciam descoberta de quase cem exoplanetas

Golpes nos EUA

Em golpes recentemente realizados nos EUA, o sistema funciona de uma forma diferente. Criminosos acoplam um computador ao caixa eletrônico, substituindo o HD original por outro, que sinaliza que a máquina está fora do ar. Acredita-se que o programa utilizado seja uma versão mais nova do Ploutus.D, que oferece acesso remoto ao sistema.

Campo obrigatório