Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Especialista dá dicas para se proteger de cibercrimes

Veja algumas recomendações para quem deseja se proteger no ambiente virtual

Especialista dá dicas para se proteger de cibercrimes
Notícias ao Minuto Brasil

05:48 - 20/02/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Computadores

Um relatório da Norton Cyber Security Insights mostrou que o Brasil subiu da 4.ª para a 2.ª posição no ranking dos países que mais sofreram crimes cibernéticos no ano de 2017.

O país totalizou mais de 62 milhões de vítimas, cerca de 60% da população que possuí acesso à internet, e os prejuízos causados pela de mais de 71 bilhões de reais, ficando atrás apenas da China.

Segundo André Miceli, coordenador do MBA em Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas, a população brasileira adota práticas que são arriscadas do ponto de vista da segurança digital.

"A gente conversa pouco sobre o assunto. E o fato do brasileiro falar pouco ele acaba adotando algumas práticas que são muito arriscadas. Como por exemplo, compartilha senha, usa a mesma senha em diversos sites, usa Wi-Fi público sem se preocupar com o lugar onde está acessando e isso de alguma maneira aumenta a exposição o que acaba aumentando a prática de crimes também", disse.

O relatório da Norton Cyber Security Insights já mostrou que o crime mais comum é o chamado phishing. Ao contrário do esperado, a maior parcela das vítimas de crimes cibernéticos, de acordo com Miceli, são os jovens.

"Os jovens aparentemente gostam de usar a internet, mas têm menos medo das consequências da possibilidade de haver problemas.E é justamente nessa faixa etária a gente têm visto o crescimento desses problemas", afirmou.

O especialista fez algumas recomendações para quem deseja se proteger no ambiente virtual.

"Evitar esse comportamento de risco é muito importante, então não abrir email sem ter certeza que o remetente é conhecido e caso seja um remetente conhecido ter certeza também que aquele endereço existe. Evitar ao máximo usar Wi-Fi público, não compartilhar senha com ninguém são algumas das coisas básicas que podem ser feitas", completou. Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório