Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Acessa Campus: inscrições para coworking público são prorrogadas

Interessados têm até 28/2 para fazer inscrição; ação pioneira de empreendedorismo conecta ensino a espaços colaborativos de trabalho

Acessa Campus: inscrições para coworking público são prorrogadas
Notícias ao Minuto Brasil

16:23 - 20/02/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Evento

O projeto Acessa Campus busca estimular o empreendedorismo paulista com a criação de um espaço público para trabalho compartilhado – iniciativa adotada globalmente e conhecida como coworking.

Interessados em ocupar uma das 80 posições disponíveis podem fazer inscrição até o dia 28 de fevereiro, pelo site www.acessasp.sp.gov.br/acessacampus. Podem participar pessoas físicas, Microempreendedores Individuais (MEIs) e empresas de micro e pequeno porte.

O primeiro Acessa Campus surge em parceria entre o Centro Paula Souza, o AcessaSP e a Fundação Telefônica Vivo. Com 18 anos de funcionamento, o AcessaSP, da Prodesp, oferece computador e internet grátis para a população e já realizou 97 milhões de atendimentos.

O Centro Paula Souza (CPS), é o órgão que administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, e a Fundação Telefônica Vivo, participa com seu programa Pense Grande de apoio a iniciativas com impacto socioambiental e tecnologia digital.

A primeira unidade do coworking vai funcionar no espaço do AcessaSP, na Etec Parque da Juventude (Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, Prédio I, Santana, São Paulo). São 835 m² de espaço utilizados, todo um andar do prédio, com cerca de 100 posições de trabalho, além de sala de reuniões e espaço lounge.

Os selecionados ocuparão as salas de coworking por 10 meses, tendo acesso a espaço de trabalho, wi-fi e apoio de profissionais para o desenvolvimento dos seus projetos de forma gratuita. Em contrapartida, devem oferecer horas de palestra, treinamento ou consultoria para a comunidade, especialmente para alunos da Etec.

Dos 80 selecionados, 60 serão acompanhados pela Fundação Telefônica Vivo por meio da metodologia já testada do Pense Grande, recebendo capacitações, contando com assessores e mentores, participando de conversas com empreendedores e tendo acesso a diversas ferramentas para ajudar no desenvolvimento do projeto.

O espaço será inaugurado no final de março e terá, ainda, uma sala aberta ao público, com mesas e wi-fi, com cerca de 20 lugares, bastando fazer cadastro no local. Futuramente, serão disponibilizados materiais virtuais sobre empreendedorismo, indústria criativa e inovação e, em momentos específicos, a presença de agentes de formação, apoiando com conhecimentos em gestão, marketing e jurídico.

Com essa nova proposta, o Governo do Estado de São Paulo entra para uma onda mundial que conecta instituições de ensino e espaços colaborativos de trabalho, com uma ação pioneira para apoiar o empreendedorismo no Estado. Os resultados obtidos nessa primeira edição indicarão o caminho para que essa oportunidade chegue a cada vez mais locais em todo o Estado. Com informações do portal do Governo do Estado de S. Paulo.

Campo obrigatório