Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Acesso via Facebook a sites de notícia cai após mudança na rede social

Desde janeiro, o tráfego de conteúdo jornalístico caiu 6%

Acesso via Facebook a sites de notícia cai após mudança na rede social
Notícias ao Minuto Brasil

05:28 - 22/02/18 por Folhapress

Tech Consequências

Dados compilados pela revista on-line "Digiday" mostram que a decisão do Facebook, anunciada em janeiro, de reduzir a presença de marcas e companhias na plataforma já é sentida por empresas de comunicação.

O acesso via Facebook a publicações de mídia caiu 6% desde janeiro, afirmou a "Digiday", citando números do Chartbeat, que mede o tráfego de leitores para cerca de 50 mil sites de notícias. O Facebook já vinha direcionando menos usuários às reportagens, com queda de 15% nos encaminhamentos em 2017.

O Facebook não se pronunciou sobre os levantamentos. Mark Zuckerberg, presidente-executivo da rede social, havia dito que a priorização de conteúdo compartilhado por amigos e parentes diminuiria a participação de notícias no feed (página inicial do usuário) de 5% para 4%.

+ Uber quer lançar projeto de 'táxi-voador' em 10 anos

A revista cita ainda a ferramenta TrendRank, da publicação "PopSugar", que monitora 700 empresas de comunicação. Na categoria de notícias, que inclui nomes como os jornais "The New York Times" e "The Washington Post", os encaminhamentos caíram 14%.

A True Anthem, que rastreia conteúdo por inteligência artificial, registrou alta no alcance geral nos últimos 90 dias, mas de forma desigual -empresas de mídia apenas on-line caíram 11,3%.

No início deste mês, a Folha deixou de publicar seu conteúdo no Facebook, em razão da mudança no algoritmo promovida pela rede. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório