Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brasil tenta parcerias em fotônica e nanotecnologia na Europa

Ministério da Tecnologia enviou delegação apra Bélgica e Portugal

Brasil tenta parcerias em fotônica e nanotecnologia na Europa
Notícias ao Minuto Brasil

20:20 - 01/03/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Missão

Uma delegação brasileira embarca na próxima segunda-feira (5) para Bélgica e Portugal a fim de firmar parcerias em fotônica e nanotecnologa, especialmente, para o desenvolvimento de produtos inovadores na área da saúde. “A ideia é desenvolver tecnologias que ajudem a desafogar o nosso sistema de saúde e ajudar na avaliação de novos materiais em nanotecnologia”, afirma o coordenador-geral de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Convergentes e Habilitadoras do MCTIC, Leandro Berti.

Segundo ele, o objetivo é criar uma plataforma para estimular o intercâmbio de conhecimento entre Brasil e Europa. A delegação, liderada por Berti, inclui pesquisadores do CTI Renato Archer, Fiocruz e Fundação Certi.

Em Braga, Portugal, está prevista a visita ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), que possui longa trajetória de cooperação com o Brasil em nanofabricação. Em seguida a delegação se reúne com a direção-geral das Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologias (DG CONNECT), responsável pela área de fotônica na União Europeia.

A delegação também visitará, em Leuven, na Bélgica, o Centro Interuniversitário em Microeletrônica (Imec), um dos maiores centros europeus de nanoeletrônica e nanomedicina, com ampla aplicação na área de saúde.

+ Conheça os jogos que vão te manter ocupado em março

A missão chega ao fim com a participação dos brasileiros no evento Photonics 21, em Bruxelas, onde será lançada a estratégia de fotônica para os próximos 10 anos pela União Europeia, “o que proporcionará uma grande expertise para o desenvolvimento da fotônica no Brasil”, na avaliação do coordenador Leandro Berti.

A missão é realizada no âmbito do projeto “Innovation on Photonics & Nanotechnology for Medical Devices”, submetido pelo MCTIC à 9ª Convocatória da Iniciativa de Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil. Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Campo obrigatório