Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vírus infecta computador mesmo sem ser baixado pelo usuário

Especialistas estão preocupados com malware Fileless, que se aloja na Memória RAM

Vírus infecta computador mesmo sem ser baixado pelo usuário
Notícias ao Minuto Brasil

15:52 - 06/03/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Alerta

Especialistas de segurança virtual estão em alerta por conta do Fileless, um vírus que pode afetar computadores sem a necessidade de download de programas maliciosos no PC. O nome, inclusive, já dá esta pista: “fileless” significa “sem arquivo”, em inglês.

Em fevereiro de 2017, um ataque deste tipo afetou mais de 100 bancos e instituições financeiras em 40 países. Na Rússia, cibercriminosos levaram US$ 800 mil de caixas eletrônicos foram infectados pelo vírus. 

Como funciona?

Ao contrário de outras pragas virtuais, que afetam o disco rígido de computadores, o Fileless roda diretamente na memória RAM - tecnologia que permite o acesso aos arquivos armazenados na máquina.

A praga pode se infiltrar no PC de diversas formas, entre elas, por meio de entradas no Registro do Windows, que acionam o vírus dentro da memória RAM.

Uma característica da memória RAM é que todos os registros salvos nela são automaticamente apagados a partir do momento que desligamos o PC. É por isso que perdemos arquivos quando temos um corte de energia, por exemplo.

Então como o Fileless se aloja na Memória RAM, ele seria deletado caso o computador desligasse, certo? Em parte, sim. No entanto, como lembra o site 'Techtudo', é possível que cibercriminosos por trás dessa modalidade possam criar mecanismos para acionar novamente o vírus quando o PC ligar.

Além disso, já que eles sabem que o vírus pode parar de funcionar quando o computador for desligado, o Fileless atua de forma bem rápida, para roubar o máximo de informações, no menor tempo possível.

Leia também: Como os cientistas calculam a idade do Universo?

Campo obrigatório