Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Novo golpe no WhatsApp promete kit de maquiagem no Dia da Mulher

Campanha falsa está sendo anunciada por meio de notificações via navegador

Novo golpe no WhatsApp promete kit de maquiagem no Dia da Mulher
Notícias ao Minuto Brasil

05:50 - 07/03/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Alerta

O Dia Internacional da Mulher está funcionando como isca de um novo ataque malicioso disseminado via WhatsApp. A mensagem promete um kit de maquiagem gratuito às pessoas que acessarem o site.

Para disseminar o golpe de maneira mais efetiva, os criminosos convidam usuários a compartilharem uma mensagem com seus contatos, além de notificações de navegadores e sites, visando alcançar um maior número de vítimas.

Notícias ao Minuto

Assim como em outras propagandas maliciosas encontradas recentemente, a campanha está sendo anunciada por meio de notificações via navegador

Notícias ao Minuto

A campanha é similar a outras disseminadas ultimamente, mas possui um foco na área de varejistas do setor de beleza – sendo que o ataque oferece produtos que não existem. Quando a vítima clica no link indicado, ela é direcionada para um site falso com muitas propagandas – forma usada pelo criminoso para monetizar o golpe. Em alguns casos, quando o golpe é completado, pode até ser oferecido a instalação de um aplicativo com caráter malicioso.

A temática dos golpes são bem similares com outros golpes disseminados em 2017, como os que envolveram Walmart, Uber e Nespresso.

Notícias ao Minuto

“Criminosos brasileiros continuam usando o WhatsApp como vetor de ataques por causa de sua popularidade. O uso de um tema como o Dia Internacional das Mulheres demonstra que eles estão sempre adaptando os golpes para temas relevantes e que chamam a atenção das vítimas”, ressalta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kasperksy Lab.

Campo obrigatório