Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ericsson e Qualcomm buscam acelerar a adoção de IoT no Brasil

Empresas querem acelerar e promover a adoção de conectividade LTE IoT de baixo consumo de energia

Ericsson e Qualcomm buscam acelerar a adoção de IoT no Brasil
Notícias ao Minuto Brasil

17:17 - 12/03/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Empresa

A Ericsson anunciou que planeja trabalhar com a Qualcomm Technologies, Inc. na implementação de infraestrutura LTE IoT e soluções de Internet das Coisas (IoT) nas áreas de agronegócios, rastreamento de veículos/ativos e cidades inteligentes no Brasil.  

A Qualcomm Technologies fornece chipsets diferenciados, designs de referência e até o momento possui mais de 30 plataformas desenvolvidas para facilitar que uma grande gama de agentes participe do ecossistema de Internet das Coisas, incluindo cidades inteligentes e IoT industrial. Adicionalmente, a Qualcomm Servicos de Telecomunicacoes Ltda. também planeja lançar um centro de referências para cidades inteligentes, onde soluções poderão ser testadas e demonstradas no Brasil.

A Ericsson contribuirá com desenvolvimento e integração de soluções. A empresa mantém um Centro de Inovação com forte atuação em Pesquisa e Desenvolvimento, onde investiu mais de R$ 1 milhão nos últimos 15 anos em P&D, desenvolvendo em média 70 projetos por ano, que resultaram em 95 patentes depositadas internacionalmente.

Desta forma, as empresas ajudarão a promover a adoção de infraestrutura de comunicações mais adequada ao IoT, em especial Narrowband IoT e Cat-M1 na conectividade e agregando uma plataforma de IoT horizontal, possibilitando assim integrações mais ágeis e flexíveis entre as operadoras e os desenvolvedores das mais variadas verticais. Serão desenvolvidas soluções voltadas para agricultura de precisão com o objetivo de aumentar a eficiência do solo; de rastreamento de veículos e carga para aumentar a segurança dos bens transportados e diminuir os custos operacionais e para cidades inteligentes com serviço de iluminação pública, monitoramento de semáforos e conectividade.

Este esforço permitirá que tanto a Ericsson quanto a Qualcomm Technologies ajudem a acelerar e promover a adoção de conectividade LTE IoT de baixo consumo de energia, que é mais eficiente para a construção e implantações de IoT, além de acelerar a comercialização entre operadoras, desenvolveores e outros atores chave no ecossistema. 

Estão sendo consideradas para desenvolvimento soluções que incluem agricultura de precisão para maior eficiência do solo, rastreamento de cargas e veículos para maior segurança no transporte de bens com menores custos, e transformações em iluminação pública, monitoramento de luzes no trânsito e conectividade para cidades inteligentes.

“A banda larga é o ponto de partida para as cidades serem mais inteligentes. As redes móveis são a base para permear conectividade em todas as verticais da sociedade, ajudando em questões essenciais, como trânsito, segurança e educação. Não podemos nos esquecer de que a cada 10% de aumento na penetração de banda larga, há 1% de aumento no PIB de um país. Ao conectarmos o agronegócio, promovermos cidades mais inteligentes, e viabilizarmos uma plataforma de integração para os diversos elementos do ecossistema de IoT, tornamos o país economicamente mais eficiente”, comentou Eduardo Ricotta, presidente da Ericsson Brasil.

“A Qualcomm Technologies entrega mais de um milhão de chipsets para Internet das Coisas por dia e está, portanto, tem amplas condições para oferecer suporte ao ecossistema brasileiro de IoT”, afirmou Rafael Steinhauser, vice-presidente sênior e presidente da Qualcomm para a América Latina. “Estamos felizes em trabalhar com a Ericsson para ajudar a acelerar a adoção de aplicações de IoT para cidades inteligentes e aplicações comerciais e industriais. Com soluções sendo desenvolvidas localmente, temos grande capacidade de atender demandas especificas dos consumidores do país”.

Campo obrigatório