Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

WhatsApp: golpe da Páscoa já afeta mais de 300 mil pessoas

Fique atento! Promoção falsa de chocolates no app pode sair bem cara para o consumidor

WhatsApp: golpe da Páscoa já afeta mais de 300 mil pessoas
Notícias ao Minuto Brasil

05:45 - 15/03/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Cibercrime

Que os ovos de páscoa andam muito caros este ano não é novidade. Pensando nisso, cibercriminosos se aproveitam para fazer vítimas no WhatsApp. De acordo com a PSafe, empresa especializada em segurança digital, seu laboratório DFNDR Lab impediu o acesso de mais de 300 mil usuários à promoção falsa apenas nas últimas 24 horas.

Para isso, os criminosos prometem vouchers de até R$ 800 para compra de chocolates durante o período festivo, noticia o UOL.

Foi o antivírus da empresa DFNDR Security que bloqueou o acesso das centenas de milhares de usuários à oferta falsa enviada na forma de link.

Para facilitar o convencimento das vítimas, o golpe faz perguntas do tipo: "o coelho da Páscoa simboliza o quê?" e "que país festeja a Páscoa com as pessoas fazendo guerra de ovos, em vez de comer os de chocolate?".

Assim que o usuário responde as perguntas e aceita o suposto voucher, estará autorizando o recebimento de notificações de hackers no seu celular. A vítima poderá, num futuro, ser incluída em um serviço pago de SMS ou tendo seu cartão de crédito usado por criminosos.

Golpes pelo Fcebook também estão ocorrendo, alerta a PSafe. Na rede social, páginas falsas imitam lojas varejistas famosas e oferecem promoções mentirosas para ludibriar consumidores.

Campo obrigatório