Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Primeira ação contra Facebook e Cambridge Analytica é aberta nos EUA

Companhias estão envolvidas em escândalo sobre uso indevido de dados de 50 milhões de usuários da rede social

Primeira ação contra Facebook e Cambridge Analytica é aberta nos EUA
Notícias ao Minuto Brasil

15:08 - 21/03/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Justiça

A primeira ação coletiva contra o Facebook e a consultoria política Cambridge Analytica foi aberta na noite desta terça-feira (20), após a notícia divulgada no último fim de semana sobre o uso indevido de dados de 50 milhões de usuários da rede social. O processo judicial foi apresentado por Lauren Price, uma residente de Maryland.

"Todo usuário do Facebook tem interesse nesse processo e a aplicação de seus direitos de privacidade", afirmou advogado de Price, John Yanchunis.

Desde que o escândalo veio à tona, o Facebook já perdeu cerca de US$ 50 bilhões em valor de mercado. A primeira ação coletiva foi apresentada no Tribunal Distrital dos Estados Unidos em San Jose, Califórnia. De acordo com a Reuters, Price acusa as duas companhias de negligenciar e violar uma lei da concorrência desleal no estado.

Este é o primeiro de muitos processos que ainda podem surgir de usuários da rede social, que buscam compensações por terem seus dados usados em benefício da campanha do então candidadato à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump.

Leia também: Pivô de escândalo do Facebook diz que é 'bode expiatório'

Campo obrigatório