Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

NASA estuda plano criativo para desviar asteroide a caminho da Terra

Bennu pode atingir o planeta em setembro de 2135

NASA estuda plano criativo para desviar asteroide a caminho da Terra
Notícias ao Minuto Brasil

19:58 - 22/03/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Bennu

Se está por dentro de asteroides que oferecem perigo ao nosso planeta, você certamente já ouviu falar no 'Bennu'. Em caso de colisão com a Terra, prevista para setembro de 2135, o corpo seria capaz de liberar uma energia três vezes maior do que a de todas as bombas nucleares que explodiram na história da humanidade.

Recentemente, a ideia de bombardear asteroides potencialmente perigosos é motivo de controvérsia. Por isso, a NASA estuda uma alternativa criativa - já que desviar uma ameaça dessas poderia ser muito mais fácil.

"Só de pintar metade da superfície de uma cor diferente mudaria as propriedades térmicas e sua órbita", diz Michael Moreau, gerente do sistema de dinâmica de voo da OSIRIS-REx, da NASA, em entrevista ao Gizmodo.

De acordo com a reportagem, este plano envolveria enviar uma nave para, literalmente, mudar a cor de parte do asteroide. Vale ressaltar que os pesquisadores garantem que o Bennu não é grande o suficiente para acabar com a humanidade, mas poderia causar danos gigantescos. Afinal, o tamanho da rocha é comparável ao Empire State Building.

Leia também: Estação espacial descontrolada já tem data para atingir a Terra

Campo obrigatório