Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Saiba como o amor pode afetar sua segurança online

Você está acostumado a dividir dispositivos ou serviços? Então, é preciso ter atenção

Saiba como o amor pode afetar sua segurança online
Notícias ao Minuto Brasil

21:26 - 22/03/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Virtual

Um recente estudo da Kaspersky Lab mostra que sempre existe uma pessoa do casal que é menos chegada em segurança online do que a outra. Como é comum que casais compartilhem suas atividades online e dividam seus dispositivos, esse fato pode levar a uma exposição de dados, danos nos aparelhos, ou até mesmo perda de dinheiro.

O estudo mostra que 82% dos casais dividem algum dispositivo. Além disso, 77% dividem alguma conta online, seja para entretenimento, compras ou outros tipos de atividades online.

Por isso, a Kaspersky Lab adverte que, por mais o que você ame seu namorado ou namorada, pode ser que ele ou ela coloque em risco sua vida digital. Segundo a empresa, a segurança online deve ser uma responsabilidade pensada em conjunto.

Quando os participantes foram questionados, 57% dizem que são mais preocupados com a segurança em atividades online do que seu parceiro. Aqueles que se classificaram como os “mais entendidos” do mundo online, normalmente ajudam seu parceiro. Entretanto, essa ajuda pode ser indesejada.

A pesquisa mostra que um terço das pessoas (31%) que sabe que seu parceiro é melhor em TI, evita pedir ajuda quando se envolvem em alguma situação complicada. Esse tipo de situação é comum, já que as pessoas têm um comportamento de risco no universo online. Por exemplo, se conectam a um Wi-Fi, mesmo não sabendo se é seguro (58%), baixam arquivos de sites desconhecidos (41%) ou até mesmo deixam um dispositivo em algum lugar público sem alguém de confiança para tomar conta (32%), deixando vulnerável não apenas seus aparelhos, mas também seus dados.

Isso pode criar sérios problemas aos casais – 28% dos parceiros que se preocupam com a cibersegurança dizem que, desde que começaram a compartilhar suas contas online e dispositivos com seus parceiros, enfrentaram mais problemas cibernéticos. Problemas específicos foram encontrados na pesquisa, como danos em seus dispositivos (30%), serem infectados acidentalmente por um malware (24%), terem dados compartilhados sem consentimento, mesmo que acidentalmente (18%), e perda de dinheiro por engano ou por causa de algum malware (16%).

“Compartilhar a responsabilidade pela segurança da Internet pode não parecer muito romântico, mas é algo que deve estar no topo de prioridades dos casais que compartilham o acesso à vida online um do outro”, reforça Dmitry Aleshin, vice-presidente de Marketing de Produtos da Kaspersky Lab.

Campo obrigatório