Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Doria lança aplicativo de segurança com colaboração de usuários

Plataforma é descrita pela prefeitura como um 'Waze da segurança'

Doria lança aplicativo de segurança com colaboração de usuários
Notícias ao Minuto Brasil

21:08 - 23/03/18 por Folhapress

Tech São Paulo

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo anunciou, nesta sexta-feira (23), o lançamento de um aplicativo para celulares que tem como objetivo auxiliar no monitoramento da capital.

Batizado de SP+Segura, o app é descrito pela pasta como um "Waze da segurança", em referência à popular ferramenta de trânsito, que funciona à base da participação de usuários.

Assim como o Waze, o aplicativo depende de colaboração popular para um bom funcionamento. A ideia, segundo o secretário José Roberto Rodrigues de Oliveira, é "fazer com que cada celular seja uma câmera de segurança na cidade".

Quanto mais reportes cadastrados, mais completa a ferramenta. Os usuários podem ver, em tempo real, se há algum tipo de ocorrência perto deles. 

+ Após desafio, Elon Musk deleta perfis da Tesla e SpaceX do Facebook

IMPLICAÇÕES DE SEGURANÇA

Apesar da premissa, alertas de segurança fornecidos por usuários implicam em uma série de implicações de segurança. Uma delas é a de alertas falsos.

Outra, a de exposição indesejada de dados -um cadastrado mal-intencionado poderia reportar uma foto de placa de veículo ou do rosto de uma pessoa apenas por má-fé, por exemplo.

Para isso, a secretaria garante ter uma equipe monitorando 24h por dia para realizar uma filtragem. Se for o caso, borra fotos, por exemplo.

Oliveira ressalta que, pelo fato de o usuário passar por um cadastro, qualquer ocorrência em que seja configurada uma conduta como essa pode ser responsabilizada.

Sob o nome de Polícia Popular, a empresa de tecnologia que criou a plataforma afirma não ter acesso aos dados cadastrados.

Segundo a secretaria, já são 42 mil usuários, incluindo a equipe da Guarda Civil Municipal, que tem acesso e pode utilizar o georreferenciamento do sistema. De acordo com o secretário, o aplicativo conta com colaboração também da Defesa Civil e do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

O app está disponível gratuitamente para download em smartphones que utilizam Android e iOS, nas suas respectivas lojas virtuais. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório