Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O que o Facebook sabe sobre nós?

Segundo especialista, os termos e condições do Facebook são uma 'grande mentira'

O que o Facebook sabe sobre nós?
Notícias ao Minuto Brasil

05:27 - 25/03/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Polémica

Depois do Google, o Facebook é a segunda maior empresa de publicidade do mundo, já que 98,5% de sua receita vem da publicidade. Os anúncios em si "não são necessariamente uma coisa ruim", mas com a finalidade de nos mostrar o mais relevante, a empresa de Mark Zuckerberg "está coletando dados por trás de cada atividade", diz o analista Romain Dillet do portal TechCrunch, que garante que o Facebook "literalmente sabe tudo" sobre nós.

'Uma grande mentira'

Dillet descreve os termos e condições do Facebook como uma "grande mentira". Como ele explica, eles são "deliberadamente enganosos, muito longos e muito amplos", então, simplesmente, "você não pode ler os termos de serviço da empresa e entender o que ela sabe sobre você".

+ Novo golpe no Facebook rouba dados dos usuários

Da lista de contatos a mensagens de texto

Esta compilação constante de dados é exemplificada pela "experiência de incorporação no Messenger", que o autor do artigo descreve como "muito agressiva".

Para descobrir, pode-se fazer o download dos dados do Facebook: basta acessar a configuração de rede e clicar no link que diz "faça o download de uma cópia de suas informações".

Neste arquivo, encontramos fotos, publicações e eventos. Se continuarmos procurando, veremos mensagens privadas do Messenger (por padrão, nada está criptografado) e até mesmo todo a nossa lista de contatos, metadados (dados sobre dados) relativos a mensagens de texto e telefonemas, adverte o analista.

Da lista de contatos a mensagens de texto

Enquanto isso, o Facebook continua convencendo-o com mensagens como "Messenger apenas funciona quando você tem pessoas com quem conversar", ou "se você pular essa etapa, você precisa adicionar individualmente cada contato para enviar uma mensagem", que, de acordo com Dillet, não é verdade, desde que "você pode falar automaticamente com seus amigos do Facebook usando o Messenger sem adicioná-los". Se o acesso à agenda telefônica é fornecido e retirado em seguida, o Facebook irá sincronizar os seus contatos com os seus servidores.

Na versão para o Android, o Messenger pode ter acesso a suas mensagens de texto e entregar ao Facebook todos os seus metadados — para quem você está enviando mensagens, quando e com que frequência. Mesmo se você posteriormente desativá-lo, o Facebook salvará essas informações.

E muito mais

Em alguns países onde pode-se fazer pagamentos e transferências entre amigos usando o Messenger, o Facebook também pode obte dados de cartão de crédito, alerta o analista, comparando o Messenger com "um grande cavalo de Tróia", projetado para saber tudo sobre os usuário.

Nesta semana, o Facebook esteve envolvido em um dos maiores escândalos de infiltração de informação, ao divulgar que uma empresa chamada Cambridge Analytica havia coletado dados pessoais de 50 milhões de perfis da rede social para manipular os eleitores e influenciar o resultado das eleições presidenciais nos EUA de 2016.

O próprio fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, teve que admitir que a rede social "cometeu erros" e se comprometeu a tomar novas medidas para proteger as informações dos usuários. Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório