Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O que você precisa saber sobre a queda da Estação Espacial Chinesa

Quando vai cair? Devemos ficar preocupados? Confira perguntas e respostas sobre a Tiangong-1

O que você precisa saber sobre a queda da Estação Espacial Chinesa
Notícias ao Minuto Brasil

13:39 - 28/03/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Em breve

A primeira estação espacial chinesa, a Tiangong-1, saiu de operação em 2016. Desde então, a nave lançada em 2011 segue descontrolada e deve atingir a Terra em breve. Como a expectativa mais recente aponta que o módulo deve reentrar na atmosfera entre os dias 30 de março e 2 de abril, a BBC reuniu perguntas e respostas sobre o evento.

Onde a estação espacial vai cair?

Assim como não é possível ter completa certeza da data em que a Tiangong-1 vai cair, especialistas da Agência Espacial Europeia (ESA) dizem a zona de entrada também é incerta. Segundo a agência, a reentrada poderá ocorrer em qualquer lugar entre as latitudes 43°N e 43° S.

Como será?

A estação espacial está cada vez mais perto da Terra. De acordo o diretor do Centro Australiano de Pesquisa em Engenharia Espacial, Elias Aboutanios, a velocidade de descida "vai continuar a acelerar gradualmente conforme a atmosfera for se tornando mais concentrada".

De acordo com a reportagem, grande parte da estação espacial deve queimar e se vaporizar ao entrar na atmosfera terrestre. No entanto, parte dos destroços pode acabar atingindo à superfície do nosso planeta.

Devemos ficar preocupados?

Embora o módulo tenha 8,5 toneladas, especialistas garantem que não é preciso temer. Segundo o chefe do departamento de lixo espacial da ESA, Holger Krag, algo "entre 20% e 40% de objetos desse tamanho costumam atingir o chão". Mesmo assim, o especialista garante que a chance de algum desses destroços atingir alguém é "extremamente improvável".

"Minha estimativa é que a probabilidade de ser ferido por um desses pedaços é parecida com a de ser atingido por um raio duas vezes no mesmo ano", afirma.

Campo obrigatório