Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Golpes do WhatsApp: como saber se a mensagem é segura?

Guia para não cair em ciladas no aplicativo

Golpes do WhatsApp: como saber se a mensagem é segura?
Notícias ao Minuto Brasil

08:02 - 28/03/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Manual

Cibercriminosos têm aprimorado cada vez mais as técnicas para aplicar golpes por meio do WhatsApp. O aplicativo é usado como meio para compartilhar promoções falsas, utilizando nomes de grandes varejistas ou datas especiais como iscas. Já noticiamos golpes envolvendo a Copa do Mundo, a marca 'O Boticário', a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e mais.

Sabendo que nem todos os links compartilhados pelo WhatsApp são falsos, como podemos identificar um golpe?

+ O que você precisa saber sobre a queda da Estação Espacial Chinesa

Antes de tudo, fique atento quando receber uma corrente de um número desconhecido, pois há uma grande chance de ser um golpe. Lembre-se que o WhatsApp permite que você reporte o contato desconhecido como spam diretamente no aplicativo. Para isso, toque no número que te enviou a mensagem, selecione a opção Denunciar e depois, em Denunciar como spam e bloquear.

Saiba que estes links maliciosos têm maior chance de conter erros ortográficos ou gramaticais. Além disso, pedem sempre que os usuários acessem determinado link para poder obter a promoção, ou a vantagem noticiada.

Uma mensagem enviada pelo WhatsApp que peça para usuários encaminharem dados pessoais também é um alerta vermelho. Fique atento quando link pede para que você forneça números de telefone, cartão de crédito, conta bancária, datas de aniversários ou senhas.

Outro fator em comum nestes golpes é que cibercriminosos costumam pedir que você encaminhe a mensagem para outras pessoas.

Leia também: Pré-venda dos novos Galaxy S9 e S9+ começa hoje; veja os preços

Campo obrigatório