Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Plataforma chinesa Weibo censura conteúdos sobre homossexualidade

Esse é o mais recente exemplo da repressão do Partido Comunista, no poder, para banir da Internet qualquer conteúdo que se afaste dos “valores centrais do socialismo”

Plataforma chinesa Weibo censura conteúdos sobre homossexualidade
Notícias ao Minuto Brasil

21:05 - 14/04/18 por Notícias Ao Minuto

Tech #EuSouGay

Neste sábado (14), uma onda de revolta tomou conta da internet. Tudo porque a a rede social chinesa Weibo anunciou que eliminará conteúdo “homossexual” da popular plataforma. Os internautas responderam com a hashtag #EuSouGay.

Na sexta (13), a Weibo avisou, em comunicado, que havia começado uma “campanha de limpeza” para eliminar conteúdo “ilegal”, incluindo “mangás e vídeos com implicações pornográficas, que promovam a violência, ou (relacionados com a) homossexualidade”, noticia o Correio do Povo.

De acordo com a AFP, esse é o mais recente exemplo da repressão do Partido Comunista, no poder, para banir da Internet qualquer conteúdo que se afaste dos “valores centrais do socialismo”.

A censura é muito forte no país, com a liderança do presidente Xi Jinping. A campanha anunciada pela Weibo terá três meses de duração, e engloba ainda “os vídeogames violentos como ‘Grand Theft Auto'”, disse a plataforma em sua conta oficial. A popular rede social, similar ao Twitter e que conta com 400 milhões de usuários ativos por mês, indicou que estava aplicando a nova lei sobre cibersegurança na China e que na noite de sexta já havia eliminado 56.240 elementos.

Na tarde de hoje, cerca de 170 mil usuários da Weibo haviam empregado a tag #EuSouGay para protestar contra o anúncio. “Não pode existir homossexualidade no socialismo? É incrível que a China progrida econômica e militarmente, mas regresse ao período feudal em termos de ideias”, disse um dos usuários.

Campo obrigatório