Meteorologia

  • 19 AGOSTO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Nosso Universo é como pequeno vilarejo, diz astrofísico

NASA lança nesta terça-feira o telescópio TESS

Nosso Universo é como pequeno vilarejo, diz astrofísico
Notícias ao Minuto Brasil

09:59 - 17/04/18 por Notícias Ao Minuto

Tech entrevista

A NASA está lançando o novo telescópio espacial TESS que substituirá o Kepler. A sonda deverá buscar novos planetas que possam abrigar vida e estudará suas atmosferas.

Presume-se que o telescópio irá explorar mais de 200 mil estrelas e tentará encontrar planetas entre elas. O método de trânsito ajuda a distinguir o tamanho do planeta, a densidade e a composição da atmosfera. Os cientistas esperam descobrir milhares de planetas com ajuda do TESS.

O especialista em estudos espaciais, Nathan Eismont, disse ao serviço russo da Rádio Sputnik que o TESS poderá explorar a maior parte do espaço sideral.

"O telescópio continuará as mesmas pesquisas que realizava o Kepler, que já esgotou todos os seus recursos […] O TESS é um bom substituto que foi projetado justamente para exploração de exoplanetas […] Suas vantagens em relação ao Kepler é que é possível explorar um sistema planetário com estrelas mais brilhantes, ou seja, planetas com menos visibilidade. O TESS poderá explorar a maior parte do espaço sideral", comentou.

Segundo ele, mais de 3 mil exoplanetas foram descobertos pelo Kepler e ambos os telescópios estão equipados com computadores potentes.

O astrofísico Vladimir Lipunov comentou ao serviço russo da Rádio Sputnik que estudamos o Universo para sabermos como está feita a nossa grande casa.

"O método de trânsito, inventado por um astrofísico soviético, é o mais avançado. Foram descobertos 99% dos exoplanetas com a ajuda desse método. Primeiro, descobre-se um planeta maior e então os telescópios mais potentes são apontados em sua direção. Depois, é possível descobrir planetas menores […] Estamos estudando o Universo para saber como está feita a nossa grande casa que, na verdade, não é tão grande assim", disse Lipunov.

Ele ainda acrescentou que o nosso Universo é como um "pequeno vilarejo". Com informações do Sputnik News Brasil.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório
Competição
Quer ganhar um
iPhone X no valor de R$ 7.799? Não, obrigado

Notícias ao Minuto
Inscreva-se agora e concorra ao
SMARTPHONE
Mais cobiçado do momento
Complete as 5 etapas para participar
Notícias ao Minuto