Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Como um asteroide grande passou perto da Terra sem alertas prévios?

Corpo celeste foi descoberto no último dia 14

Como um asteroide grande passou perto da Terra sem alertas prévios?
Notícias ao Minuto Brasil

22:20 - 17/04/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Ciência

Um asteroide consideravelmente grande, do tamanho de um campo de futebol, passou entre a Terra e Lua no fim de semana. Descoberto no último dia 14, o 2018 GE3 está sendo considerado o maior asteroide conhecido a passar tão perto do nosso planeta na história da observação. O problema é que ninguém reparou no corpo celeste até momentos antes da sua aproximação. Mas como isso é possível?

De acordo com a revista 'Galileu', é difícil detectar a maioria dos asteroides pois grande parte deles têm apenas dezenas de metros. Além disso, estes corpos celestes podem ser extremamente escuros, o que dificulta a observação do fenômeno.

Outro motivo relevante é que os asteroides mais "próximos" ao planeta Terra se movem com muito mais velocidade em comparação com outro corpo celeste mais distante.

É verdade que agências espaciais como a NASA tem uma quantidade grande de telescópios voltados para a observação de asteroides, mas a verdade é que eles são otimizados para detectar corpos celestes gigantescos - capazes de danos catastróficos. Como o 2018 GE3 não era tão grande a ponto de causar um desastre global, ele acabou passando despercebido.

Notícias ao Minuto

Leia também: Nasa adia lançamento de satélite para achar novos planetas

Campo obrigatório