Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Não aguenta mais ter a tela do celular gordurosa? Já existe solução

Um grupo de investigadores criou um revestimento capaz de repelir líquidos e substâncias gordurosas

Notícias ao Minuto Brasil

05:41 - 19/04/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Investigação

Um grupo de investigadores da Universidade do Michigan criou um revestimento que pode ser aplicado sobre qualquer superfície e que é capaz de repelir líquidos como água ou álcool e ainda substâncias mais gordurosas.

“Desenvolvemos um revestimento omnifóbico que é facilmente aplicado a uma grande variedade de materiais. O grande desafio foi ajustar a quantidade de separação entre a molécula repelente de líquido e a que a cola à uma superfície, para que uma camada densa e suave destas moléculas seja formada. Porque este revestimento é suave e inteiramente sólido, é mais transparente, durável e estável que muitos outros repelentes líquidos para superfícies, incluindo aquelas com texturas grosseiras que possam criar bolsas de ar, lubrificantes líquidos e moléculas repelentes de camadas únicas”, contou ao Digital Trends um dos responsáveis pelo projeto, Mathew Boban.

Além de telas de smartphones e outros dispositivos móveis, a equipe esperar aplicar este revestimento a outros objetos como janelas ou até tintas, o que permitiria que permanecessem limpas por muito mais tempo. Veja um pequeno vídeo sobre este projeto.

Leia também: Veja o lançamento de nave 'caçadora' de planetas fora do Sistema Solar

Campo obrigatório