Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cientistas criam câmera de 10 mil megapixels para fotografar planetas

O Darkness será montado no Telescópio Hale, na Califórnia

Cientistas criam câmera de 10 mil megapixels para fotografar planetas
Notícias ao Minuto Brasil

07:40 - 21/04/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Darkness

Muitos planetas fora do nosso sistema solar já foram catalogados pelos cientistas, nas últimas décadas. No entanto, nunca foi possível visualizar esses astros de forma clara.

Atualmente, para observar exoplanetas, nos limitamos a registrar números numa tabela e contar com a imaginação de artistas. Isso, porém, pode mudar em breve devido a uma nova câmera desenvolvida por cientistas norte-americanos, e revelada pelo site Motherboard.

Chamada de "Darkness" ("escuridão" em português), o nome real da câmera é uma sigla para "Dark-speckle Near-infrared Energy-resolved Superconducting Spectrophotometer", ou "Espectrofotômetro supercondutor com resolução de energia para pontos escuros quase infravermelhos", informa o Olhar Digital.

A nomenclatura difícil batiza uma câmera capaz de tirar fotos de até 10 mil megapixels, que será acoplada a telescópios extremamente poderosos e para fotografar planetas distantes.

Ou seja, estamos falando de uma câmera de supercondução, uma espécie de detector a cintilação super rápido, do tamanho de um cachorro, segundo a descrição da publicação.

O Darkness será montado no Telescópio Hale, na Califórnia. A câmera usa detectores de indutância cinética de microondas para eliminar ruídos de leitura, um problema comum em pós-processamento de imagem que causa distorções no caminho entre a captura da foto e a sua revelação.

+ Apple quer proteger os olhos de quem usa o iPhone no escuro

Com a nova tecnologia, será possível reproduzir fotos sem essa distorção, processando dados até 2.000 vezes por segundo e registrando o equivalente a até 1.000 quadros por segundo. O espectrógrafo ainda consegue determinar o comprimento de onda de cada fóton capturado, e o momento exato em que isso ocorre.

O projeto foi financiado pela Fundação Nacional da Ciência dos EUA e levou três anos para ficar pronto. Estiveram envolvidos cientistas da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa

Inicialmente, o Darkness servirá para observar planetas já conhecidos num raio de até 30 anos-luz da Terra. Conforme novos e mais sofisticados telescópios sejam produzidos, a câmera poderá ser usada para caçar exoplanetas desconhecidos e ainda mais distantes.

Campo obrigatório