Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

China cria drones de nova geração capazes de decolar de porta-aviões

Prevê-se que o drone CH-X seja apresentado em novembro de 2018 durante o Airshow China 2018

China cria drones de nova geração capazes de decolar de porta-aviões
Notícias ao Minuto Brasil

11:35 - 21/04/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Tecnologia

A China está desenvolvendo os novos drones Caihong-X (CH-X), os mais avançados da série do tipo CH, que seriam capazes de decolar de porta-aviões e realizar operações conjuntas com aeronaves militares.

"As operações conjuntas entre aviões militares tripulados, tais como aviões de combate, e veículos aéreos não tripulados é o futuro dos drones", afirmou Shi Wen, engenheiro principal e designer de drones chineses do tipo Caihong (CH), no decorrer de uma coletiva de imprensa em Pequim no início de abril, segundo informou Global Times.

A equipe de Shi Wen faz parte da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China, a principal empreiteira do Programa Espacial chinês. Sua equipe desenvolveu a série de drones tipo CH, tal como CH-3, CH-4, bem como o avançado CH-5, todos são capazes de realizar missões de vigilância e de ataque.

O engenheiro assinalou que a China promove os projetos de Inteligência Artificial (IA) na área de drones para que as aeronaves tripuladas possam realizar operações militares em conjunto com drones.

+ Tempestade magnética inesperada deixa cientistas perplexos

Por sua vez, Li Jie, um especialista naval de Pequim, acrescentou que a "China está focada na construção de uma poderosa Marinha", e enquanto o primeiro porta-aviões chinês está sendo preparado para os testes navais, os drones capazes de decolar dos navios também estão sendo elaborados.

Prevê-se que o drone CH-X seja apresentado em novembro de 2018 durante o Airshow China 2018, que terá lugar na cidade chinesa de Zhuhai. Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório