Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Descubra cinco programas grátis para detectar plágio

Eles servem para identificar transcrições de textos

Descubra cinco programas grátis para detectar plágio
Notícias ao Minuto Brasil

10:20 - 24/04/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Utilidade

Copiar total ou parcialmente uma obra intelectual de alguém é considerado plágio e, o uso indevido dessas informações ocorrem em diversos casos, como em trabalhos acadêmicos e até em textos jornalísticos. Programas especializados, no entanto, podem identificar esta prática na internet.

Na lista abaixo, o TechTudo mostra cinco ferramentas gratuitas e em português para encontrar transcrições caracterizadas como plágio.

Plagius

O Plagius é uma das principais ferramentas para identificar possíveis transcrições em textos. O programa é gratuito, ocupa pouco espaço, tem uma instalação rápida e também tem suporte para o português. O usuário pode alternar entre suas abas para verificar plágio em arquivos, trechos de textos no próprio programa ou em páginas da web.

Farejador de Plágio

Com uma interface simples e minimalista, este identificador brasileiro rastreia transcrições através da busca por dados e informações em diferentes sites. Os resultados das pesquisas são exibidos de maneira discriminada em um documento de Microsoft Word, com a indicação de todos os critérios de análise. O verificador de plágio exibe todos os recursos na parte lateral e exibe os endereços de fontes de cópias na Internet no lado oposto. O Farejador de Plágio também é um software pequeno e grátis que faz uma análise rápida e objetiva, porém só verifica todos os arquivos enviados na versão paga do serviço.

Plagium

O Plagium é um site com rastreamento de transcrições de maneira rápida e eficaz e que possui suporte me português. O serviço é gratuito, funciona online e apresenta os resultados em uma linha do tempo, indicando quando foi feita a publicação dos trechos identificados. Oferece filtros para relevâncias na pesquisa e pode analisar trechos de textos ou endereços na web. Na versão paga, o Plagium atua com critérios de busca avançada. O programa também permite comparar semelhanças entre partes identificadas, exibe histórico de pesquisas e oferece alertas de identificação automática de cópias.

Plagiarisma

De forma clara e objetiva, o Plagiarisma apresenta os recursos destando os resultados e análises comparativas, a partir de trechos identificados. Com suporte para o português, o programa para identificar plágio faz rápidas buscas por trechos de textos, documentos enviados ou endereços de URL. O serviço funciona online e apresenta uma série de informações sobre as pesquisas feitas, com exposição da contagem de caracteres e das páginas com trechos identificados. Os resultados ainda exibem sumários de semelhança e medições sobre chances de ocorrência do plágio.

Plag.pt

A Plag.pt oferece um ambiente privado em que textos podem ser carregados, verificados e comparados. Os resultados apresentam gráficos e porcentagens sobre transcrições identificadas, com destaque aos riscos dos documentos serem plagiados. Infelizmente, a maior parte dos recursos da plataforma é restrita aos assinantes dos planos pagos oferecidos. Isso limita a atuação da Plag.pt, que se torna apenas um sistema de identificação de trechos copiados, sem exibir qualquer detalhe sobre as fontes encontradas.

Leia também: Programador que denunciou o Facebook é ouvido no Congresso dos EUA

Campo obrigatório