Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aplicativo 99 tem semana mais segura após algoritmo 'prever' crimes

Inteligência Artificial da empresa estuda padrões violentos para evitar furtos e assaltos

Aplicativo 99 tem semana mais segura após algoritmo 'prever' crimes
Notícias ao Minuto Brasil

11:52 - 26/04/18 por Notícias Ao Minuto

Tech Transporte

A inteligência artificial do aplicativo de transportes 99 passou a "prever" crimes ao passar por mudanças recentes no algoritmo. Sete dias depois, a estratégia já mostrou resultado: a plataforma teve a "semana mais segura de sua história".

O diretor de inteligência da 99 Leonardo Soares revelou que o serviço apresentou 43% menos "incidentes relacionados à segurança" como roubos de celulares, ou assaltos a motoristas, após as alterações na tecnologia.

+ Apps postam no seu mural do Facebook? Isso vai acabar

Segundo a companhia, este ponto "sensitivo" está ligado à inteligência artificial, que analisa padrões de crimes anteriores e, desta forma, consegue evitar furtos e assaltos.

"Em cima de investigações e monitoramentos que fazemos, conseguimos ver horários com maior incidência de crimes, perfis propensos a cometer algo, locais com probabilidade de ter crime maior. São várias informações que vão melhorando a capacidade de entender um determinado cenário e impedir que algo aconteça", Leonardo em entrevista ao UOL.

Ao ser perguntado se o algoritmo seria preconceituoso, a 99 respondeu que o "principal foco não é bloquear área, e sim indivíduos".

"A partir do momento que conseguimos identificar se um indivíduo tem uma tendência a fazer um crime, eu bloqueio ele, não a área. O que já fazemos é que em regiões com incidência maior de crimes eu aviso o motorista que é uma área de risco e ele toma a decisão se vai. Tem motorista que mora em regiões críticas, seria injusto ele não poder pegar uma corrida lá", afirma o diretor.

Campo obrigatório