Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cientistas criam luva capaz de controlar níveis de sono

Objetivo dos cientistas era estudar a fase "criativa" do sono, conhecida como hypnophagia

Cientistas criam luva capaz de controlar níveis de sono
Notícias ao Minuto Brasil

07:03 - 29/04/18 por Notícias Ao Minuto

Tech MIT

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts criaram uma luva capaz de controlar os níveis de sono. O objetivo dos cientistas é estudar a fase conhecida como hypnophagia, que é repleta de criatividade, mas que cai no esquecimento a partir do momento que o sono profundo chega.

De acordo com o TecMundo, a luva consegue detectar o início desta fase por meio do relaxamento muscular. Quando os voluntários da experiência entrava no período de hypnophagia, eles passavam a ouvir áudios com orientações programadas - e acordavam antes do sono profundo. Ao retornar ao estado consciente, estas pessoas conseguiram desenvolver ideias de grande teor criativo sobre as palavras que ouviram durante o teste.

Lenda da inovação, Thomas Edison fez um experimento semelhante com uma esfera de ferro. Segundo o cientista, esta fase do sono estaria relacionada ao alcance da genialidade, já que o cérebro conseguiria desenvolver raciocínios mais avançados do que no estado consciente.

Os resultados foram promissores. Agora, é preciso aguardar para ver como estes dados podem ser explorados por profissionais da neurociência.

Leia também: Em esforço global, cientistas criam mapa genético da depressão

Campo obrigatório